quarta-feira, 21 de julho de 2010

Atividade virtual Interdisciplinar

Caro aluno(a), leia o texto, visualizando sua impressão, e responda as questões seguindo o roteiro:

Atividade em grupos de três componentes

Atividade Virtual interdisciplinar

Caro Aluno (a), você é convidado a participar dessa atividade, sentindo-se a vontade para externar seu ponto de vista. Sua contribuição é fator primordial para o sucesso dessa aprendizagem.

Toda a atividade terá como base o texto de Cláudio de Moura Castro, que tem como título “O milagre brasileiro”, e pelas tabelas e gráficos das questões. Por isso, tenha atenção e siga o roteiro.

O texto relata explicações historicamente fundamentadas, para o desenvolvimento econômico e social do Brasil nas últimas décadas. Mas, para entendermos melhor essa cronologia iremos analisar matematicamente alguns dados. Dessa forma, caro aluno, será necessário que busque os indicadores sociais ao qual o texto se refere (século XX e começo do século XXI) nas tabelas e gráficos das questões, siga as orientações e forme sua visão dos fatos.

Boa Sorte!

Para que o objetivo seja alcançado siga o roteiro:

1. Após leitura e analise das tabelas e gráfico das questões, referente à época citada no texto responda a atividade estabelecendo correlações com o referido texto.

2. Produza slides, de acordo com o texto e atividades desenvolvidas, contendo gráficos, tabelas, fotos da época relacionadas ao tema, devendo ser enviada para a professora, que postará no blog da turma.

3. As dúvidas postem no blog ou via email da professora (radar2010ecassa@hotmail.com) que terá o maior prazer em tentar resolver na medida do possível.

Lembre-se, tentem fazer o máximo, pois só teremos aula dia 28/07/10, e nesse dia tiraremos todas as dúvidas que ainda houver.

Atividade Interdisciplinar

1. Em 1872 foi decretado que a população era composta por 10 milhões de habitantes, Já em 1900, o número aumentou para 17,5 milhões.

a) No texto a quantidade de analfabetos em 1900 é de 90% da população. Calcule quantos brasileiros não sabiam lê.

b) Observando, com atenção, a tabela abaixo, compare o índice de analfabetismo de 1900 com a do ano 2000. Que conclusões podemos observar diante dos resultados apresentados?

Taxa de analfabetismo de pessoas
de 15 anos ou mais de idade Brasil

1970

33,60%

1980

25,50%

1991

20,10%

2000

13,60%

Fonte: Síntese de Indicadores Sociais 2000.

2. A tabela e o gráfico abaixo mostram a taxa de analfabetismo na última década do século XX -1992/2002.

Taxa de analfabetismo funcional das pessoas de 15 anos ou mais de idade,
segundo as grandes regiões - 2002

1992

2002

Brasil

36,9%

26%

Norte

33,2%

24,7%

Nordeste

55,2%

40,8%

Sudeste

29,4%

19,6%

Sul

28,9%

19,7%

Centro-Oeste

33,8%

23,8%

a)Observando os dados apresentados, quais regiões brasileiras apresentam as maiores taxas de analfabetismo?

b) Que argumentos você utilizaria para explicar as diferenças entre as taxas de analfabetismo nas diversas regiões do Brasil?

4. Analise a tabela abaixo que mostra a “Evolução do PIB per capita, 1820-1900 de alguns países selecionados em conjunto com o Brasil.

Tabela 1

Evolução histórica do PIB per capita, 1820-1900

(dólares internacionais a preços de 1990)

PIB per capita

Taxa média de crescimento anual

Países

Selecionados

1820

1870

1900

1913

1950

1973

1992

1820

1870

1870

1913

1913

1950

1950

1973

1973

1992

Grã-Bretanha

1.756

3.263

4.593

5.032

6.847

11.992

15.738

1,2

1,0

0,8

2,5

1,4

Estados Unidos

1.287

2.457

4.096

5.307

9.573

16.607

21.558

1,3

1,8

1,6

2,4

1,4

Alemanha

1.112

1.913

3.134

3.833

4.281

13.152

19.351

1,1

1,6

0,3

5,0

2,1

França

1.218

1.858

2.849

3.452

5.221

12.940

17.959

0,8

1,5

1,1

4,0

1,7

Canadá

893

1.620

2.758

4.213

7.047

13.644

18.159

1,2

2,2

1,4

2,9

1,5

Austrália

1.528

3.801

4.299

5.505

7.218

12.485

16.237

1,8

0,9

0,7

2,4

1,4

Japão

704

741

1.135

1.334

1.873

11.017

19.425

0,1

1,4

0,9

8,0

3,0

China

523

523

652

688

614

1.186

3.098

0,0

0,6

-0,3

2,9

5,2

México

760

710

1.157

1.467

2.085

4.189

5.112

-0,1

1,7

1,0

3,1

1,1

Argentina

ó

1.371

2.756

3.797

4.987

7.970

7.616

ó

2,5

0,7

2,1

-0,2

Brasil

670

740

704

839

1.673

3.913

4.637

0,2

0,3

1,9

3,8

0,9

Mundo

651

ó

ó

ó

ó

ó

5.145

0,6

1,3

0,9

2,9

1,2

Fonte: Angus Maddison, Monitoring the World Economy, 1820-1992


Agora responda:

a) Qual o crescimento em percentual do PIB no Brasil de 1992 em relação a 1820?

b) Qual o pais apresenta o maior PIB em 1992? E o pais de menor PIB em 1992?


5. Construa um pequeno texto utilizando links sobre os fatos principais apresentado no texto e nos gráficos e tabelas que foram importantes para que você desenvolvesse o seu ponto de vista sobre o avanço do Brasil nos séculos XX e XXI.

6. Produza slides de acordo com o texto desenvolvido, em sala de aula, contendo suas respectivas tabelas, gráficos, fotos da época relacionadas ao texto e postem no blog da turma.

Sucesso!